Como eu perdi 17kg

quarta-feira, 26 de julho de 2017

→ Chagas, Doença Negligenciada!



Chagas, doença negligenciada!


Uma pergunta que muitas pessoas se fazem é:

Como a doença de Chagas é transmitida?


Não sei!


As formas de transmissão de maior importância são: vetorial, por meio das fezes e não da picada, como a maioria das pessoas pensam.

Por transfusão de sangue ou de mãe para filho, de forma congênita; e também oral por meio de ingestão de alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro.


Ihh, rapaz...


E como essa doença é diagnosticada?

A doença têm duas fases: a aguda e a crônica. Embora o diagnóstico de ambas seja realizado por meio da análise laboratorial de amostras de sangue.

Há uma diferenciação: na fase aguda, o diagnóstico é feito por meio de isolamento do parasita do sangue, enquanto na fase crônica, o diagnóstico é realizado pela detecção de anticorpos.

É mesmo, é?

E uma pessoa pode estar infectada sem saber?

Sim. Infelizmente, é muito comum, porque a maioria dos casos são assintomáticos, ou seja, sem sintomas.

É?

E pode demorar até 20 anos para que a pessoa descubra a doença.

Ou, de repente, a pessoa pode doar sangue e fazer um transplante e acaba descobrindo que tem a doença.


Doença de chagas tratamento

Hoje, nós temos apenas dois medicamentos disponíveis. E aqui no Brasil só tem um, que é o benzonidazol. Em outros lugares do mundo, a gente encontra o nifurtimox.


E a chagas tem cura? E existe vacina?

A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances de cura.


Nossa!


Só que quanto maior o tempo de infecção, menores são as chances de cura e mais difícil vai ser a demonstração de efetividade do tratamento, porque mesmo estando curado, você vai continuar gerando anticorpos.

E essa é a grande dificuldade: não temos um teste de cura, porque o anticorpo pode ser detectado por 20 ou 30 anos.

E essa limitação afeta também o desenvolvimento de novos tratamentos, pois não podemos medir a efetividade na fase crônica de longa duração. Mas, na fase aguda, a chance de cura é praticamente de 100%.


E respondendo outra pergunta, infelizmente ainda não existe vacina para esta doença.



Doença de Chagas

Estima-se que cerca de 8 a 11 milhões de pessoas no México, América Central e América do Sul tenham doença de Chagas ciclo.

A maioria das pessoas é assintomática e não sabe que elas estão infectadas.

No entanto, cerca de 20 a 30 por cento das pessoas com infecção crônica desenvolverão doença clinicamente aparente, tornando-se um importante problema de saúde pública.


Sintomas


Uma vez que a transmissão ocorreu, a maioria dos indivíduos infectados experimenta uma fase de doença aguda com sintomas leves ou doença febril inespecífica que freqüentemente não é reconhecida.

Após quatro a oito semanas ou mais, os indivíduos entram na fase crônica e os parasitas geralmente não são detectados no sangue.

Sem tratamento, eles permanecerão infectados por toda a vida.

Conforme mencionado anteriormente, algumas pessoas permanecerão assintomáticas (infecção indeterminada), mas outras (20-30%) sofrerão sintomas clínicos, incluindo danos cardíacos.

 Isso pode variar desde mudanças leves no eletrocardiograma até arritmias graves, cardiomiopatia e morte súbita.

O trato digestivo também pode estar envolvido levando ao megaesôfago ou megacólon. Finalmente, os sistemas nervoso periférico e central podem ser afetados.

A doença de Chagas profilaxia é causada por infecção com Trypanosoma cruzi, um parasita protozoário.

Nos países endêmicos de Chagas, normalmente é transmitida por insetos triatomíneos infectados (vulgarmente conhecidos como bugs de beijo).

 Os insetos defecam durante ou após a alimentação e as fezes entram no corpo humano através da ferida de mordida ou mucosas.

Alternativamente, a transmissão pode ocorrer de forma congênita (da mãe ao feto), através de transfusão de sangue ou transplante de órgãos, exposição acidental ao laboratório, ou raramente através da ingestão de alimentos contaminados por insetos infectados.

A transmissão nos Estados Unidos é rara e não segue o mesmo padrão que os países endêmicos.

A transmissão congênita e de transfusão é mais comum, principalmente atribuída a melhores condições de habitação. Além disso,

Insetos infectados de triatomíneos e reservatórios infectados, como guaxinins, foram identificados na Flórida. No entanto, o risco de transmissão local para as pessoas na Flórida é baixo.

Houve casos de transmissão local no Texas, Tennessee, Califórnia e Louisiana. As pessoas em áreas menos afluentes da Flórida provavelmente terão maiores chances de serem infectadas.


O que é a doença de chagas agente etiológico? tem  cura?


Veja também no blog

doença de chagas pode matar

chagas sintomas

doença de chagas prevenção

tratamentos para doença de chagas

doença de chagas ciclo

profilaxia da doença de chagas

doença de chagas diagnóstico

ATUALIZADO: 26.07.17


Notícias de saúde e bem estar

#dietablogbr

Atenção. Este conteúdo não substitui uma consulta médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

🟣 Fantasias de Halloween de Cada SIGNO, Fantasia de Dia das Bruxas para ...

Fantasia de Dia das Bruxas para Cada Signo. Bruxas, monstros e fantasmas! Vampiros, fogo e assombrações!  Caldeirão, gato preto e magia! Cal...