Bebida Alcoólica - Conheça os Benefícios e Malefícios para seu Corpo!
O alcoolismo é um problema que atinge milhares de pessoas no mundo incluindo famosos como:
Daniel Radcliffe, que interpretou o bruxo Harry Potter, Elton John, Drew Barrymore, Charlie Sheen, Lindsay Lohan, Brad Pitt e outros… a lista é enorme.
Tudo tudo em excesso faz mal para o nosso corpo.
Mas e um copo de vinho ou de cerveja, será que pode trazer algum benefício para o organismo?
O vinho é um vasodilatador que ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o que pode ser um aliado na diminuição do risco de um AVC, que é o Acidente Vascular Cerebral.
Para se ter o beneficio do vinho tinto ou do branco é preciso consumir somente 100 ml por dia, junto com as refeições.
E os mesmos benefícios do vinho se aplicam ao champagne de vinho, os cientistas da Universidade de Reading, da Inglaterra, recomendam no máximo duas tacinhas por dia.
Yes! yes!
E a cerveja? Pesquisas recentes dizem que a cerveja ajuda a prevenir a criação coágulos sanguíneos, isso melhora o fluxo de sangue para o cérebro, pescoço e coração.
Mas é preciso consumir no máximo 360 ml por dia, ou seja, um copo para mulheres e dois para os homens. Só que lembrando a cerveja é muito calórica.
O maleficio se dá pelo excesso de consumo. Isso potencializa doenças relacionadas ao fígado, rins e ainda podem duplicar a chance do desenvolvimento de tumores.
Isso quer dizer que se você tem histórico familiar de câncer, não beba álcool.
Benefícios da Bebida Alcoólica
Proteja seu Coração
O vinho tinto tem sido considerado o elixir da saúde cardíaca. A ingestão moderada de qualquer bebida envelhecida pode reduzir o risco de doença cardíaca em até 40%, de acordo com uma revisão de mais de 100 estudos prospectivos da Harvard School of Public Health.
COMO FUNCIONA: grande parte do benefício do álcool para a saúde do coração tem a ver com a capacidade de elevar o colesterol bom (HDL), baixar o colesterol ruim (LDL) e reduzir os problemas de sangue que podem levar a artérias entupidas (e os ataques cardíacos que causam) .
BEBA: Pinot Noir. Contém mais antioxidantes que combatem doenças do que qualquer outra bebida alcoólica. Apenas certifique-se de colocar uma rolha dentro de um copo se você for uma mulher, dois se você for um homem.
Reduzir o risco de diabetes
Uma bebida diária mantém o diabetes longe? Surpreendentemente, pode ajudar. Um relatório de 2005 publicado no Diabetes Care descobriu que quantidades moderadas de álcool até uma bebida por dia para mulheres, até duas bebidas por dia para homens - reduz o risco de diabetes tipo 2 até 30 por cento.
COMO FUNCIONA: O álcool aumenta os níveis de um hormônio que melhora a sensibilidade à insulina. Em outras palavras, torna mais fácil o seu corpo processar a glicose e usá-la como energia. Isso ajuda a reduzir a quantidade de açúcar na corrente sanguínea e, em última instância, reduz o risco de desenvolver diabetes.
BEBA ISTO: Bloody Mary. Você ficará completamente satisfeito com apenas uma dose e o licopeno antioxidante no suco de tomate oferece um bônus saudável para o coração.
Melhora o cérebro
Seu cérebro provavelmente está familiarizado com as desvantagens de beber, mas se você for inteligente, um pouco de bebida pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo. Pesquisadores da Universidade de Loyola descobriram que bebedores moderados tinham 23 por cento menos probabilidades de desenvolver comprometimento cognitivo, doença de Alzheimer e outras formas de demência em comparação com não bebedores.
COMO FUNCIONA: os pesquisadores da hipótese de que, uma vez que o consumo moderado de álcool aumenta o colesterol bom, ele pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. O álcool também pode "endurecer" as células do cérebro, estressando-os um pouco, preparando-os para lidar com os principais estresses mais tarde na vida que poderiam causar demência.
BEBA: Vinho. Verificou-se ser mais benéfico do que cerveja ou licor para aumentar o poder intelectual, de acordo com os pesquisadores de Loyola.
Diga adeus a cálculos biliares
Os depósitos de cálculos biliares, duros, que se formam dentro da vesícula biliar e geralmente são constituídos por colesterol endurecido - podem causar dor ou cólicas no poço do estômago. Evite esse sentimento infeliz ao adicionar um pouco de álcool à sua dieta diária. Pesquisas mostram que o consumo moderado de álcool moderado (5-7 dias por semana) reduz o risco de cálculos biliares. Em contraste, a ingestão de álcool pouco freqüente (1-2 dias por semana) não mostrou associação significativa com o risco.
COMO FUNCIONA: Lembre-se de como o álcool aumenta o colesterol bom em sua corrente sanguínea? Bem, afeta o colesterol na vesícula biliar também. Além disso, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos biliares, por isso o consumo moderado pode reduzir seu risco, ajudando você a manter um peso saudável.
BEBA: Eppa Sangria. É a primeira sangria orgânica certificada e entrega dois vezes mais antioxidantes que um copo de vinho tinto. Além disso, um copo apenas faz você retornar 120 calorias.
Veja também no blog
benefícios da cachaça
benefícios do álcool etílico
benefícios do álcool combustível
beneficios do álcool 70
efeitos colaterais do álcool no organismo
efeitos prejudiciais do álcool
vantagens do álcool no organismo
Notícias de saúde e bem estar
#dietablogbr
Atenção. Este conteúdo não substitui uma consulta médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário