O Que é Mononucleose? Quais São os Sintomas?
Cantora e vencedora do Oscar Melhor Atriz pelo filme ‘Feitiço da Lua’, a Cher, ficou por muito tempo lutando contra a doença de mononucleose.
As doenças contagiosas sempre vão ser os motivos de preocupação, Um exemplo é a mononucleose, que é conhecida popularmente como “doença do beijo”, e é causada pelo vírus epstein barr (da família da herpes).
Não brinca!
Mononucleose transmissão
Esse vírus costuma a ser transmitido pela saliva, por isso que o beijo passa a ser o principal responsável por aumentar os números de pessoas afetadas por ele.
No entanto, de acordo com os médicos, a mononucleose também é transmitida quando uma pessoa tem contato com secreções orais das pessoas contagiadas.
Os sintomas da mononucleose podem incluir:
Fadiga;
Sensação geral de mal-estar;
Dor de garganta;
Inflamação de garganta que não melhora com o uso de antibióticos;
Febre;
Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e axilas;
Amígdalas inchadas;
Dor de cabeça;
Erupção cutânea;
Baço suavemente inchado.
A mononucleose cura-se espontaneamente sem complicações graves na maioria dos casos.
Uhul!
O que é mononucleose ?
A mononucleose infecciosa, coloquialmente referida como "mono", é uma infecção benigna caracterizada por febre, linfonodos inchados e fadiga que pode continuar por semanas ou meses. Mono também é chamado de febre glandular e, coloquialmente, a "doença de beijo".
Causas
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a causa mais comum de mono é o vírus Epstein-Barr (EBV), que é encontrado em todo o mundo e infecta a maioria da população humana em algum momento de suas vidas.
Mono é mais comum em pessoas entre 15 e 35 anos, de acordo com a American Academy of Family Physicians. Cerca de 25% dos adolescentes e jovens adultos que estão infectados com EBV desenvolverão mononucleose infecciosa, de acordo com o CDC.
A mononucleose infecciosa também pode ser causada por outros vírus, de acordo com o Dr. Saul R. Hymes, professor assistente de pediatria clínica no Stony Brook Children's Hospital. "Esta doença clínica pode realmente ser causada por um punhado de vírus - vírus Epstein-Barr, Citomegalovírus (CMV) -, assim como alguns que ainda não podemos diagnosticar", afirmou.
"Muitas vezes, nós diremos que alguém tem uma" doença mono-like "quando não podemos encontrar uma causa, mas o quadro clínico se encaixa com mono. Independentemente da causa, todos esses pacientes têm um lento lento, mas a melhoria final volta ao normal".
Mono é conhecida como a " doença de beijo " porque se transmitiu principalmente através da saliva, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH). Ele também pode se espalhar através de utensílios compartilhados e gotas de aerossol de tosse e espirros.
"O intercâmbio desses fluidos corporais, incluindo a saliva, durante o beijo é um modo comum de transmissão da infecção por EBV nas regiões desenvolvidas do mundo, especialmente na população adolescente", o Dr. Amar Safdar, professor associado de medicina na Nova York University Langone Medical Center, disse à Live Science.
"A boa notícia é mono não é tão contagiosa quanto o resfriado comum", disse à cirurgião Live Dr. Sampson Davis, médica do Centro Médico St. Michaels em Newark, Nova Jersey.
Sintomas
Os três sintomas clássicos de mononucleose infecciosa são febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas, de acordo com o CDC. Embora possa desenvolver-se ainda mais em bagaço inchado, hepatite, icterícia e, raramente, inflamação do coração (miocardite), a mononucleose infecciosa quase nunca é fatal.
"Os sintomas são mais pronunciados em adolescentes e adolescentes. Os adultos geralmente têm imunidade ao vírus e, portanto, os sintomas não são tão agressivos", disse Davis.
A fadiga é uma queixa comum entre os pacientes com mononucleose. Um estudo britânico de 2006 examinou os registros médicos de 1.438 pacientes e descobriu que eles são quatro vezes mais propensos a se sentir cansado após a mononucleose infecciosa e a sensação geralmente dura cerca de oito semanas para a maioria dos pacientes.
Veja também no blog
mononucleose tratamento
mononucleose exame
mononucleose infantil
mononucleose fotos
mononucleose imagens
mononucleose tem cura
mononucleose diagnostico
Notícias de saúde e bem estar
#dietablogbr
Atenção. Este conteúdo não substitui uma consulta médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário